Agropecuária será destaque na 10ª Efrait

Preparativos do setor agropecuário estão acelerados para a realização da 10ª Efrait – Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Itapiranga, que acontece de 3 a 5 de maio, no Complexo Oktober.

Conforme Herwald Trebien, coordenador do setor agropecuário, serão destinados 4 mil m² para a exposição de bovinos de leite, gado de corte, ovelhas, cavalos, peixes e pequenos animais. “Na 9ª edição da feira, parte da antiga campeira foi destinada para empresas, neste ano todo esse espaço será utilizado somente pela agropecuária”.

A feira mais uma vez vai dar uma atenção especial para a agricultura familiar, especialmente aos produtores que se dedicam à produção orgânica e às entidades ligadas ao setor agropecuário. “Voltado a esses agricultores, no dia 3 de maio, na parte da tarde, acontecem três palestras na câmara de vereadores voltadas à produção agroecológica de alimentos”.

Trebien destaca que outras atividades terão incremento na Efrait: a bovinocultura de corte e a exposição de equinos. “Devido à importância econômica da bovinocultura de corte no município e o trabalho de melhoramento genético, será exposto um número maior de animais nesta edição da feira”. Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o SENAR acontece a apresentação de doma e rédea de equinos no redondel que está sendo instalado junto ao setor agropecuário. Turismo, desfile de cães, passeios de jegues e pôneis complementam as programações do setor.

PROGRAMAÇÂO AGROPECUÁRIA

Sexta-feira
Atividade: Palestras na Câmara Municipal de Vereadores
14h: Abertura
14h15: Palestra com o tema: ‘Contaminação de Sementes Crioulas’, com André Jantara – ASPTA
15h30: Palestra com o tema: ‘As Sementes Crioulas, seus guardiões e seus segredos’, com Dr. Irajá Ferreira Antunes – EMBRAPA de Pelotas/RS
16h30: Palestra com o tema: ‘Agricultura familiar frente aos desafios dos mercados’, com Adinor José Capelesso – Engenheiro Agrônomo – UFPEL, Mestre e Doutor Agro Ecossistemas – UFSC
19h: Encerramento

*Manhã e tarde
Passeios a cavalo para alunos da APAE 
Local: setor agropecuário – parque de exposições

Sábado
16h: Desfile de cães 
17h: Palestra – Morfologia equina da raça Crioula 
Local: setor agropecuário – parque de exposições

Domingo
16h30: Apresentação com equinos
Local: setor agropecuário – parque de exposições

*Durante toda a feira
Passeios com jegues e pônei – inscrições no setor agropecuário